domingo, 22 de março de 2009

Web 1.0 versus Web 2.0



As diferenças entre a Web 1.0 e a Web 2.0 são muitas. Uma das primeiras diferenças a apontar é a de que enquanto a primeira funcionou, principalmente, como uma rede entre computadores, a segunda, foi mais longe, ultrapassando o carácter meramente tecnológico para formar uma rede entre indivíduos.

A Web 1.0 era apenas mais um espaço de leitura, um meio de entrega expressa de conteúdos, composto por páginas HTML estáticas, actualizadas de vez em quando, nas quais o utilizador não tinha qualquer tipo de permissão para inserir ou alterar dados e onde o máximo de interactividade que conseguia era, em alguns casos, preencher um formulário para enviar uma mensagem que, dependendo do receptor, poderia levar mais de uma semana para ser respondida.

O termo Web 2.0, criado por Tim O’ Reilly, é usado para definir a segunda geração da World Wide Web, em que a Internet não é mais uma série de páginas da Web, contendo informação, mas implica participação, colaboração e partilha de informação, permitindo aos seus utilizadores, através de uma série de ferramentas interactivas (os denominados softwares sociais), como as wikis, os blogs, o hi5, o myspace, realizar todo um conjunto de acções, entre as quais, escrever uma entrada ou, até mesmo, criar a sua própria página, e criando, assim, uma rede mais atractiva, mais democrática, mais interactiva, que estimula o utilizador a participar, a criar, a ser parte do todo.

1 comentário:

  1. Sim senhor, há muito tempo que não ouvia falar de ti, desde do tempo da faculdade, hehehehe. Obrigado pelo esclarecimento sobre as diferentes fases da web.
    Espero q esteja tudo bem contigo. bjs.

    Luis

    ResponderEliminar