quinta-feira, 12 de março de 2009

Computadores, Ferramentas Cognitivas



RESUMO
Ferramentas cognitivas são todas as tecnologias ou aplicações informáticas que, numa perspectiva construtivista da aprendizagem, facilitam o pensamento crítico, permitem uma aprendizagem significativa e envolvem activamente os alunos: na construção de conhecimento, na conversação, na articulação, na colaboração, na reflexão.
É o que Jonassen designa por "aprender com as tecnologias".

Isto significa, dar um novo rumo às tecnologias em contexto educativo, abandonando as abordagens tradicionais, do “aprender a partir das tecnologias”, em que estas são utilizadas, apenas, para reproduzir a informação preparada pelo professor, como se do próprio professor se tratasse (como por exemplo, ensino assistido por computador, filmes educativos, tutoriais).
Os alunos não podem ser consumidores passivos de conhecimento, mas devem construir o seu próprio conhecimento utilizando as tecnologias como “parceiras intelectuais”, no processo de aprendizagem, ou seja, utilizando os computadores enquanto ferramentas que ampliam as suas competências cognitivas.

Utilizar os computadores na sala de aula não envolve apenas utilizá-los, “aprender a partir deles” ou “aprender sobre eles”, memorizando as suas componentes e as suas funções, mas sim utilizá-los como apoio a uma aprendizagem significativa que facilite e estimule o “pensamento crítico, criativo e complexo”, do aluno, permitindo-lhe adquirir competências ao nível da pesquisa, interpretação e organização da informação, da resolução de problemas, da tomada de decisões, da invenção e produção de novos produtos ou novas ideias, tão exigidas nesta sociedade globalizada e concorrencial.

Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto: Porto Editora. [capitulo 1, 2]

Sem comentários:

Enviar um comentário