domingo, 15 de fevereiro de 2009

Webquests: oportunidades para alunos e professores



RESUMO
As WebQuests, criadas em 1995 por Bernie Dodge, constituem um desafio estimulante quer para a aprendizagem dos alunos quer para o desenvolvimento profissional dos professores, ajudando, tanto uns como outros (alunos e professores), a tirarem partido da enorme quantidade e riqueza de recursos disponíveis na Internet.

No caso dos alunos, as WebQuests, podem proporcionar oportunidades de aprendizagem de grande interesse pedagógico e didáctico, oferecendo actividades capazes de motivar os alunos e de os envolver, de forma activa, nas aprendizagens escolares, e explorando a aprendizagem numa perspectiva construtivista, que vai muito para além da mera memorização e reprodução dos factos.
Essa motivação é conseguida se, na sua elaboração o professor tiver em consideração os quatro elementos propostos por Keller: Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação (ARCS). Isto significa que uma WebQuest bem conseguida deve propor uma actividade que capte a atenção dos alunos, aliciando-os para a utilização de algo que os fascina e proporcionando, simultaneamente, o apoio e o feedback necessário para que o aluno prossiga com confiança e sinta satisfação com a missão cumprida com sucesso.

As WebQuests podem ser um bom ponto de partida para a aprendizagem não só porque explicitam claramente aos alunos o que têm que fazer, como o vão fazer e como vão ser avaliados, mas também porque promovem competências específicas, nomeadamente as que estão relacionadas com a pesquisa e selecção da informação; a comunicação; a colaboração e a participação social.
Ou seja, as WebQuests proporcionam a realização de actividades, aliciantes e estimulantes, de pesquisa orientada para recursos online, fiáveis e pertinentes, actividades essas que levem os alunos a pensar, a raciocinar e a usar a informação disponível para resolver problemas, contribuindo para a formação de indivíduos autónomos; favorecem a comunicação com outras pessoas, instituições e lugares, porque a Internet é não só uma rede de computadores, mas também uma rede de pessoas (Dodge, 2001); fomentam a aprendizagem em grupo e divisão de tarefas e respectiva distribuição de papéis, com vista a um objectivo comum, contribuindo, desta forma, para a interiorização de competências colaborativas; e, promovem a participação social, na medida em que estimulam à divulgação online, pelos alunos, do resultado do trabalho desenvolvido.

No caso dos professores, as WebQuests, podem contribuir para uma mudança substancial das suas práticas educativas actuais, porque a construção propriamente dita de uma WebQuest (a sua realização enquanto produto pronto a utilizar pelos alunos), implica que o professor proceda a uma análise e interpretação prévias do material existente na rede, obrigando-o à utilização e exploração dos recursos aí disponibilizados. Isto vai contribuir para uma exploração do potencial pedagógico da Internet assim como para um maior domínio das TIC e um, consequente, ganho de confiança na sua utilização.

Assim, as WebQuests, se bem concebidas e estruturadas, são uma estratégia de trabalho que em muito pode contribuir para uma mudança substancial nos modos de ensinar e aprender que a Escola habitualmente oferece.


Costa, F. & Carvalho, A.A.A. (2006). Webquests: oportunidades para professores e alunos.. In A. A. Carvalho (org), Encontro sobre WebQuest. Braga: CiEd, Universidade do Minho, 8-25

1 comentário:

  1. Olá Elda! Boa síntese. Focas as ideias principais sem te alongares excessivamente. Importante também teres conseguido estruturar visualmente a informação de forma a permitir uma leitura fácil.
    Continua!

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