terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica



RESUMO
Um blog (abreviatura do termo inglês “weblog”) é uma página na Web actualizada frequentemente e que é composta por mensagens ou artigos, denominados de “posts”, apresentados de forma cronológica (do mais recente para o mais antigo), e cujo conteúdo pode incluir texto informativo e/ou reflexões pessoais e/ou comentários do autor sobre uma determinada temática, imagens ou, até mesmo, ficheiros de vídeo, áudio e links para sites de interesse. A possibilidade dos visitantes poderem interagir com o autor ou com outros visitantes, através da inclusão de comentários sobre os conteúdos apresentados, torna “o blog uma ferramenta de comunicação via Web, ultrapassando a dimensão da simples publicação” [1].

Com a evolução e disponibilização online de sistemas de criação e edição de blogues, gratuitos e de fácil utilização, com ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML, o número de utilizadores destes serviços aumentou consideravelmente, despertando, também, o interesse de professores e alunos que “descobrem na criação de blogues uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar” [2].

Em contexto escolar, os blogues têm sido explorados sob duas vertentes: “enquanto recurso pedagógico e enquanto estratégia pedagógica, uma dualidade, por vezes mais acentuada e notória, por vezes quase inexistente” [2].

Enquanto recurso pedagógico…
Isto significa que, “enquanto recurso”, os blogues se centram mais na figura do professor, funcionando como “um espaço de acesso a informação especializada” [1], em que é o professor quem disponibiliza, endereços da Web, sobre temáticas “curriculares ou extra-curriculares que apresentem informação cientificamente correcta e adequada aos níveis etários com os quais está a trabalhar” [1], ou como um espaço de publicação de informação, assumindo, essencialmente, “o formato de um de repositório de informação” [2], em que é o próprio professor quem cria e dinamiza o blogue, disponibilizando informação e materiais que considera relevantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento pessoal e social do aluno.

Enquanto estratégia pedagógica…
Enquanto “estratégia de ensino-aprendizagem”, o blogue centra-se mais no aluno, que como autor ou co-autor do blogue, fica responsável pela “pesquisa, selecção, análise, síntese e publicação de informação, sobre os temas em estudo e/ou as actividades em curso, com todas as potencialidades educacionais implicadas” [2].

A exploração dos blogues como ferramenta de suporte à elaboração de portfolios digitais é, segundo Gomes (2005), uma das utilizações mais frequentes no domínio educativo, não só como forma de apoio à aprendizagem, mas também como instrumento de avaliação. A sua grande facilidade de utilização associada à possibilidade de inserção de conteúdos de natureza diversa, fazem do blogue uma ferramenta privilegiada para a construção de um portfolio digital, permitindo “aos alunos terem o seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as actividades e temáticas abordadas ao longo das aulas” e permitindo ao professor efectuar um “acompanhamento longitudinal do processo de participação nas actividades de aprendizagem/formação pelo que se focaliza quer no “produto”, quer no “processo” [1].
O facto de estes portfolios ser disponibilizados online, vai permitir não só que sejam vistos pelos colegas de turma/escola e/ou professores ou por qualquer outra pessoa, “a partir de qualquer ponto do mundo com acesso à Internet, como vai permitir receber contributos de autores ou leitores igualmente dispersos geograficamente” [2], favorecendo desta forma o intercâmbio de ideias, de experiências e de culturas.
A possibilidade de “construção de um blog colectivo em que todos são chamados a colaborar apresentando as suas perspectivas, experiências e realidades culturais pode ser uma forma de promover a compreensão mútua e facilitar a integração dos alunos pertencentes a minorias étnicas e/ou culturais”, transformando o blogue num espaço de integração e de colaboração.
Uma outra possível utilização dos blogues é como espaço de debate – role playing (desempenho de papeis), em que o aluno é convidado a participar num debate sobre uma determinada temática, apresentando “os seus argumentos do ponto de vista da personagem ou entidade que foi chamado a representar” [1].

Conclusão…
Num mundo em constante mutação e em que, a cada segundo, sobre “bombardeados” com dezenas, centenas, milhares, de novas informações, é importante dotar os nossos alunos de competências “associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web”, à reflexão e ao espírito crítico, tornando-os, simultaneamente pessoas mais tolerantes e abertas a pontos de vista diferente.


[1] Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, pp.311-315.

[2] Gomes, M. J. & Lopes, M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In Conceição Brito, João Torres e José Duarte (orgs.); Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos, Setúbal: Centro de Competência CRIE, pp.117-133

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